TEAPOT de João Valente - Lá vem o dia.
15323
single,single-portfolio_page,postid-15323,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive

TEAPOT de João Valente

OBJECTO EM SORTEIO: TEAPOT

Teapot é a primeira peça do serviço de chá Teapot’set. Teapot’set é um serviço de chá que sai da forma do seu próprio bule. O processo utilizado na Teapot’set é uma apropriação da técnica tradicional de enchimento cerâmico. O barro líquido é vertido em diferentes quantidades para dentro do molde no bule de acordo com a peça que irá ser produzida. Para produzir o bule enche-se o molde até ao topo e para a chávena de chá enche-se apenas até ¾. A família teapot’set transforma este processo de fabrico num processo funcional sendo que um bule de chá precisa sempre das chávenas de chá para funcionar.

 

SOBRE O JOÃO 

João Abreu Valente licenciou-se em 2008 no curso de Design de Equipamento da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e fez o mestrado em Contextual Design na Design Academy Eindhoven, em 2012. Desde 2006 que tem sido convidado para integrar exposições de design na Alemanha, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália e Portugal. Estabeleceu-se recentemente em Lisboa onde tem o seu próprio estúdio e trabalha em colaboração com Maria Pita Guerreiro. Em junho de 2013 abriu uma nova galeria de design contemporâneo, o Arquivo 237. João Valente interessa-se pela pesquisa de novos processos de produção e os seus trabalhos exploram a importância do processo, nomeadamente a sua possível diversidade e a forma como este determina e molda os objectos criados.

 

Nome:

João Valente

Idade:

30 anos

Cidade:

Lisboa

Curso

Design Equipmento

Category
lavemodia